quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Alunos do projeto Traje visitam o CEA Anhandui

O Centro de Educação Ambiental Anhandui – CEA Anhandui recebeu na manhã desta quinta-feira (25) a visita de 30 alunos do projeto Traje – Travessia do Jovem Estudante. Os alunos foram recepcionados por professores e técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), que ministraram palestra e fizeram uma trilha ecológica com os alunos. Este CEA é considerado Área de Preservação Permanente (APP) e primeira unidade urbana municipal de preservação de Campo Grande,

O anseio em levar os alunos para conhecer o CEA Anhanduí surgiu logo após professores da Secretaria Municipal de Educação (Semed) participarem dos encontros de formação continuada realizados no local. Momento em que os educadores tiveram a oportunidade de conhecer o CEA e suas possibilidades como espaço educacional e, assim, oportunizar aos alunos aulas diferenciadas sobre Educação Ambiental.

De acordo com o professor de língua estrangeira, Alex André Alves, é de suma importância tratar a questão ambiental de forma a apresentar aos alunos a realidade local “É importante despertarmos em cada aluno a consciência ambiental, acredito que ao trabalharmos com uma aula diferenciada os aproximamos da realidade. Procurando aliar teoria e prática, acredito que assim nossos alunos assimilam melhor o ensino”, destacou.

Para a professora e técnica da Semadur, Sônia Boiarenco, os professores estão compreendendo a importância da Educação Ambiental e a transversalidade do tema “A temática Educação Ambiental permeia todas as áreas da educação e, com os encontros de Formação Continuada de professores acontecendo nos Centros de Educação Ambiental do município, esta é a oportunidade dos educadores conhecerem os espaços e suas potencialidades” explicou. Sônia também destaca os CEAs como espaços pedagógicos diferenciados para abordagens interdisciplinares e socioambientais, além de oportunizar um olhar diferenciado aos profissionais da
educação na exploração dos espaços pedagógicos fora do ambiente escolar.

Perspectiva dos alunos

Rodrigo Antônio da Silva, 18 anos, realçou a preservação do local “Dentro do parque é notável a diferença no clima, na qualidade do ar, a beleza das árvores. O espaço é muito interessante, ainda mais por estar tão próximo ao centro e ainda permanecer preservado”.

Bruna França, 15 anos, confidenciou que nunca havia feito uma trilha ecológica e que a nova experiência foi desafiadora “Durante a palestra, podemos perceber o quanto pequenas atitudes são importantes para a preservação da natureza, porém foi com a trilha que pude notar de perto o quanto a natureza é bela e necessita dos nossos cuidados. Adorei a experiência!” avaliou.

Wembley Guilherme, 16 anos, contou que já andou por várias trilhas, mas a trilha ecológica do CEA Anhandui destacou-se pela beleza e por estar acessível à população “Esta trilha é diferente, pois nos mostra a natureza como ela é sem a interferência do homem. Acredito que ainda muitas pessoas não sabem dessa maravilha que possuem perto de suas casas e, por isso, não cuidam porque mesmo com todo o empenho em se preservar o local, ainda vimos que tem pessoas que não colaboram e poluem. A população do entorno deve ter um cuidado maior” enfatizou.

Serviço: o CEA Anhandui está localizado na avenida Ernesto Geisel, n° 3710, bairro Guanadi II. Mais informações pelo telefone 3314-9560.
Katia Tavares DRT/MS 325








Nenhum comentário:

Postar um comentário