sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Projeto Recanto da Criança participa de atividades no CEA Anhanduí

O CEA Anhanduí (Centro de Educação Ambiental) recebeu nesta na tarde desta quinta-feira, 29 crianças, entre 6 e 10 anos, do Projeto Recanto da Criança, que foram recepcionados com entusiasmo pelos professores e técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur). Durante a visita as crianças participaram de palestra, realizaram a trilha ecológica e saborearam o lanche servido no local, um passeio divertido pelas trilhas da sustentabilidade.

No decorrer da palestra, especialmente destinada a faixa etária dos visitantes, foi apresentado vídeo educativo onde foram abordados temas como: a correta destinação do lixo; os perigos causados pelo desmatamento, pelas queimadas e pelas enchentes; a importância da preservação da natureza e dos recursos naturais. Também foram expostas as fotos dos animais que vivem no CEA Anhanduí como peixes, aves, répteis e mamíferos. Os técnicos também ressaltaram a importância da preservação das áreas verdes nos centros urbanos.

A coordenadora do projeto, Solange Maria Gomes, contou que o contato com a Semadur partiu da busca por orientações para a criação de uma horta suspensa onde a secretaria os auxiliou “Buscamos pela Semadur para nos auxiliar na criação da nossa horta suspensa e desde então conhecemos o trabalho voltado a Educação Ambiental desenvolvido pela secretaria” explicou.

Perspectiva das crianças

Gabriela, seis anos, superou todos os obstáculos da trilha ecológica e foi à primeira da fila, inclusive teve o privilégio de ver de perto um lagarto “Foi tudo legal, nunca tinha feito uma trilha e como a professora disse é importante jogarmos o lixo no lugar certo” destacou. Já Kaique, nove anos, contou que próximo de sua casa também existe uma área verde, porém a população não está ajudando na preservação do local “Estou adorando o passeio, perto de casa tem natureza também mas infelizmente não está tão bonita como aqui” afirmou.

Pedro Henrique, oito anos, comentou entusiasmado que viu a nascente de água e lembrou que é importante seguir as orientações repassadas durante a palestra “É importante fazermos a separação do lixo certinho, ajudarmos nossos pais em casa. A trilha foi muito legal, vimos até nascente, pena que não vimos os animais que moram no parque”.

Para a assistente social do projeto, Edna Matos, a visita ao CEA Anhandui representa o complemento da aprendizagem teórica “A Educação Ambiental é um tema transversal e essa visita hoje concretiza a aprendizagem teórica” assegurou, auxiliando assim na construção do conhecimento das crianças.



Katia Tavares DRT/MS 325

Nenhum comentário:

Postar um comentário